quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como ajudar o seu filho na realização dos TPC's

Alguns pais, de meninos a quem dou explicações/apoio escolar, mostram-se preocupados em relação aos trabalhos de casa dos seus filhos. Dizem não ter tempo para os ajudar devidamente e outros alegam não ter capacidades para o fazer, pois não dominam certas matérias.
O que eu respondo sempre é: "Não é necessário saber a matéria, mas sim estimular e incentivar ao máximo e sobretudo criar uma rotina!"
Segue, em baixo, as dicas que costumo dar:

Imagem retirada da net

  • Antes de iniciar os trabalhos, verifique se ele está com fome. Caso esteja, deverá lanchar primeiro;
  • Organize o espaço onde ele vai fazer os seus trabalhos. Evite brinquedos espalhados  à vista do seu filho, pois são elementos de grande distração;
  • Confira se tem todo o material necessário para começar os trabalhos. Caso não o faça, provavelmente o seu filho irá se levantar muitas vezes para ir buscar o que precisa;
  • Verifique a iluminação e a temperatura, quanto mais confortável ele estiver, melhor,
  •  Desligue a televisão e tente eliminar os sons que possam atrapalhar a concentração;
  • O seu filho deverá se sentar numa cadeira, em frente a uma mesa com o cotovelo à altura do tampo;
  • Ajude o seu filho a organizar o tempo, evite que ele acumule tarefas;
  • Esteja por perto, mas não o distraía;
  • Se o seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele tire as suas próprias conclusões;
  • Valorize o esforço do seu filho. Demonstre interesse nos seus trabalhos.

21 comentários:

  1. Oi sou do Agenda dos Blogs vim de visitar já estou de seguindo, espero vc no meu cantinho para me seguir tbm bjs.
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas... são essenciais para um bom estudo!...
    Cá por casa praticam-se dicas destas!!...
    Beijinho! ;)

    ResponderEliminar
  3. Tive a sorte de ter sempre uns pais muito presentes que colocaram em prática muitas destas dicas. beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá, blogueira(o)!!!


    Sou a autora do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS e estou aqui para comunicar que o seu blog foi aceito para ser divulgado na AGENDA. Seu blog será divulgado na AGENDA e no Facebook, nos grupos que eu participo. Os amigos da AGENDA, irão visitar o seu blog e segui-lo e eu peço que você faça o mesmo, visitando os links deixados no seu blog e seguindo também. Vá aos poucos, seguindo os links da página CADASTRADOS. Gentileza Gera Gentileza!!!Na página CADASTRADOS, você encontrará o seu link e o seu número de identificação que está em vermelho. Com ele você poderá solicitar a sua CARTEIRINHA, se você quiser, participar do quadro de entrevistas DE FRENTE COM OS BLOGUEIROS e do nosso grupo do FACEBOOK Amigas(os) da AGENDA. Clique abaixo nos links e faça parte ainda mais do blog de divulgação que mais cresce na blogosfera. É um prazer ter você conosco!!! Bjs!!!!



    Agenda dos Blogs



    Carteirinhas

    ResponderEliminar
  5. Boa noite! Sou da Agenda dos Blogs e vim conhecer o seu cantinho. Adorei. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda! Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br e https://www.facebook.com/CantinhoByGiulysArtesanatos?fref=ts

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas... e adorei o blog! construtivo...

    ResponderEliminar
  7. Flor vim através da agenda dos blogs conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo se quiser conhecer o meu e me seguir ficarei muito feliz...
    Parabéns pelo blog, que Deus te abençoe...
    www.bio-pink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Oi.
    Sou mãe e achei mega interessante o post.
    Vim através do Agenda dos Blogs.
    Bjs!!!
    http://pordosolblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Vim conhecer seu cantinho através do agenda dos blogs e gostei muito. Quando puder venha conhecer os meus também.

    Crescimento Cristão - Maturidade & Blog Crescimento Cristão

    TENHO 2 GRUPOS DE DIVULGAÇÃO (UM EM CADA BLOG), VENHA FAZER PARTE :

    Parceria Entre Blogs

    &

    Entre Blogs Grupo de Divulgação


    Bjs

    Cris

    ResponderEliminar
  10. Olá, tudo bem? Sou Reginaldo, também administrador do grupo Aprendiz de Blogueiros (as) e vim conhecer seu blog por orientação da Agenda dos Blogs, já estou seguindo, aguardo sua visita:

    http://www.reginaldosillva.com/
    https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

    Sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Olá linda!!
    Parabéns pelo seu lindo espaço.
    Sou amiga da agenda dos blogs.
    Assim que puder me faça uma visitinha.
    Bjs!!
    EUZINHA
    http://janalaceiras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Ótimas dicas, pois as vezes nos sentimos perdidos mesmo, o tempo passa e esquecemos o que aprendemos, mas concordo com você, tem sim como ajudar, é só ficar atentos, dar apoio e saber como ele/ela está se sentindo ...
    Estar perto é fundamental ....

    Parabéns pelo blog, e pelas dicas ...

    Passei para uma visita pelo "Agenda dos Blogs" te convido a uma visita.

    Abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas , aqui em casa funciona assim mesmo!
    Bjim

    Blog: Femme Digital

    ResponderEliminar
  14. Olá Venho através da Agenda dos Blogs para conhecer o seu cantinho, muito lindo parabéns. Ja estou te seguindo... Venha conhecer o meu cantinho também bjos :)
    http://www.franparadise.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/franparadisemakeup?ref=hl

    ResponderEliminar
  15. Olá Venho através da Agenda dos Blogs para conhecer seu Blog e já seguindo retribui http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Olá amiga!! Faço parte da AGENDA DOS BLOGS, vi o seu link lá e vim conhecer. Adorei e vou voltar sempre pois não quero perder nada!! Já estou te seguindo e quero te convidar para vir conhecer o meu bloguito também.
    http://cacaujafet.blogspot.com
    bjossssssssssssss te espero lá.

    ResponderEliminar
  17. Amando teu espaço ! Adorei o que vi por aqui já!
    Ah cheguei aqui através da Agenda dos Blogs ! Já estou te seguindo!
    Você me acha por aqui ☞ Nana Pinho em Cores * Padrinhos de uma flor * Temperando em família * O Peso do Preconceito
    Beijos, Nana ღ

    ResponderEliminar
  18. Olá venho da Agenda dos Blogs! e já estou seguindo. Parabéns pelo Trabalho. Sucesso! Para retribuir a visita é só me visitar em...
    http://socorromaterno.blogspot.com.br/
    Beijos da Lú

    ResponderEliminar
  19. Olá, vim através da agenda dos blogs conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo se quiser conhecer o meu e me seguir ficarei muito feliz...
    Parabéns pelo blog,
    http://mi-milou.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/pages/Hoje-vou-de-Milou/449450505161986?ref=hl
    http://www.youtube.com/channel/UCSc-GXWdF6UDMsM3JkmlRyQ

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Olá vim através do agenda dos blog.
    Vim Conhecer seu blog,parabéns adorei...
    Já sou sua seguidora bjs..
    Venha me fazer uma visita

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela partilha. O meu filhote começou o 1º ano e algumas dessas dicas já colocamos em prática. Nesta fase é preciso muita paciência também. Estou por vezes 1 hora com ele para fazer os TPC's.
    Beijos doces

    ResponderEliminar