quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vamos brincar ao ar livre? Idéias para brincar com os seus filhos






Em tempos de iPod, iPad,… é muito difícil motivar as crianças para brincadeiras de  rua, com simplicidade e pouca tecnologia. Devemos aproveitar as férias para incentivar os nossos filhos a brincarem ao ar livre, pois essas brincadeiras estimulam a criatividade. Eu adoro ver o meu filho ao fim do dia todo sujo e de “barriga cheia” de tanto brincar! Estes dias, ele tem ficado de molho na banheira!! :-)
Deixo  aqui alguns exemplos de brincadeiras ao ar livre:

Parque de atrações:
Pegue em seis latas de conserva vazias e coloque-as numa mesa, num sítio amplo. Os jogadores, cada um por sua vez, colocam-se a uma certa distância e, com uma bola, procuram fazer cair as latas de uma só vez. Como não é facil, podem dar pontos e estabelecer um prémio.

As pedras:
Façam cinco casas como mostra o desenho:

Procurem  cinco pedras e coloquem-se afastados do desenho cerca de 2m. Lancem as pedras um após outro, tentando acertar nas casas que tenham número mais alto, e marquem o número de pontos que se encontrem na casa em que a pedra acertou. O vencedor será aquele que terá somado 50 pontos mais rapidamente.

Jogo das chapinhas
Consiste em atirar as cápsulas de garrafas, contra uma parede para ver qual consegue ficar mais perto dela. E não é assim tão fácil, porque, se atirarem a chapinha com muita força, ela bate na parede e ressalta. Traça-se uma linha a uns três metros da parede, que não se pode ultrapassar e, colocando-se atrás dela, começam os jogadores a jogar, cada um por sua vez.

A corda das bolachas
Numa corda fina pendurem tantas bolachas quanto dos jogadores.  Duas pessoas seguram na corda e levantam-na. Dado o sinal, os jogadores devem, com as mãos atrás das costas, tentar comer a bolacha. O primeiro que o consiga fazer completamente será o vencedor.

O cão e o osso
Tira-se à sorte quem há-de ser o “cão”. Este fica sentado de costas para os outros, com os olhos vendados e com o “osso” junto a si. Um dos outro jogadores tentará aproximar-se do “cão” sem ser ouvido, e tirar-lhe o “osso”. Se o “cão ouvir alguma coisa, ladrará e o jogador voltará para o seu lugar, sendo a vez de outro tentar. Se conseguir tirar o osso ao “cão”, esconde-o. Depois tira-se a venda ao “cão” e este deverá ir à procura do osso (procedendo-se como no jogo “Frio ou Quente”) Depois de encontrado o osso, o “cão” troca de lugar com o jogador que lhe tirou o “osso”.

Gincanas
É construído um percurso de obstáculos que todos os jogadores, um por um, deverão percorrer. Por cada obstáculo em que cometerem alguma falta são penalizados com um ponto. Exemplos: correr determinada distancia dentro de um saco, aos pulos; correr outra distancia ao pé-coxinho, aos pulos ou transportando um balde (de praia), com água, à cabeça; dar uma cambalhota; com a boca, tirar um rebuçado de dentro de uma tigela cheia de farinha; transportar, correndo, uma batata dentro de uma colher, etc.


Vamos brincar?

4 comentários:

  1. Jogos fantásticos para brincar com os nossos filhos! Adorei!!! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo muito divertidos! O meu filho adora jogar ao cão e o osso.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Excelente postagem... Adorei as dicas, pois eu Adooooooro brincar (e porque não, mesmo depois de grande é tão bom... é só a gente dizer que "estamos ensinando as crianças como brincar e se divertir", e ninguém vai ligar... Kkkkkkkkkkkkk)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro brincar!! Todos nós temos uma criança dentro de nós! Beijinhos

      Eliminar